quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Automóveis - Sonhos de Consumo

Desde sua invenção o automóvel é o meio de transporte mais utilizado no mundo. A evolução do engenho de quatro rodas é inegável, mas a filosofia continua sendo a mesma: transportar o proprietário e seus passageiros de um ponto para o outro. Esse progresso propiciou mais conforto e mais velocidade na tarefa, mas não foi muito além disso. Se você analisar um automóvel dos dias de hoje, verá que essencialmente ele não mudou muito em relação aos seus antepassados.

Para quem confere os salões de automóveis pelo mundo, poderá ver que os mais novos e exclusivos representantes das diversas categorias de automóveis disponíveis para todos os gostos - e bolsos! O preço de tanta evolução tecnológica e exclusividade se reflete nos altos preços. Alguns com preço próximo aos cinco milhões de reais - um pouco mais de dois milhões de dólares!

Com toda tecnologia embarcada, com todo o conforto que possam oferecer aos seus proprietários, acho um exagero. Não vejo em nenhum deles nada que justifique um preço tão dilatado, a não ser a tão famosa "etiqueta", o preço que se paga por uma das marcas famosas da indústria mundial (Ferrari, Lamborghini, etc), o preço que se paga para "aparecer", para ser exclusivo. E, neste nosso país profundamente desigual, dizem os entendidos, esses carros têm um bom mercado!

Nenhum comentário: